quinta-feira, 4 de julho de 2013

Currículo da Educação Infantil

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL



O currículo da educação infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, e a formação de habilidades para a aquisição de autonomia, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos idade.

A proposta curricular deve ser concebida a partir de integração de experiências que:

I - promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

II - favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

III - possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

IV - recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais;

V - ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

VI - possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

VII - possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;

VIII - incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

IX - promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

X - promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;

XI - propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;

XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
As relações sociais entre crianças e educadores e a articulação dos saberes das crianças com o conhecimento social e histórico, vivenciadas no cotidiano escolar, devem considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças.

A organização do currículo na educação infantil compreende dois âmbitos:

I - formação pessoal e pessoal
a) Identidade e autonomia (autoestima; escolha; faz de conta; interação; imagem; cuidados; segurança; nome; independência e autonomia; respeito à diversidade e identidade de gênero);

II – conhecimento de mundo
g) movimento;

h) artes visuais;

i) música;

j) linguagem oral e escrita;

k) natureza e sociedade;

l) pensamento lógico-matemático.

São consideradas atividades permanentes da organização da rotina escolar:

I – recepção das crianças;

II – alimentação;

III – rodas de conversa;

IV – brincadeiras no espaço interno e externo;

V – rodas de história;

VI – higiene e cuidados com o corpo;

VII – sono;

VIII – atividades de música;

IX – oficina de desenho, pintura, recorte e modelagem;

X – atividades diversificadas com materiais e brinquedos de livre escolha;

XI – entrega das crianças para os pais e/ou responsáveis;

XII – organização da sala.