quinta-feira, 16 de janeiro de 2014




ADAPTAÇÃO NA ESCOLA (PAIS, CRIANÇAS E PROFESSORES)
Escola: lugar de fazer amizades e aprender.



Adaptar na creche é acolher, aconchegar, amparar, oferecer bem-estar, conforto físico e emocional.


ORGANIZAÇÃO DO BERÇÁRIO
            Organizar a sala em cantinhos, contendo colchões para o sono e repouso das crianças, almofadas e livros para as rodas de conversa e histórias, brinquedos e peças de encaixe para os momentos espontâneos, com o objetivo de facilitar interações e experiências de aprendizagem.



AÇÕES PARA A RECEPÇÃO DOS PAIS E CRIANÇAS
Receber os pais, transmitindo-lhes segurança e tranqüilidade, perguntando como está o bebê, se há uma recomendação especial, se a criança se alimentou em casa ou sobre medicamentos.
Receber o bebê em contato físico afetuoso, conversando, brincando, chamando-o pelo nome, para garantir um vínculo afetivo que transmita segurança para a criança.
Oferecer atenção especial para a criança que chega chorando e não quer ficar na escola. Chamar um amiguinho para ficar perto, propor uma brincadeira, pegar no colo, sentar próximo da criança.    
Colocar músicas infantis em volume baixo para recepcionar as crianças.
Possibilitar livre acesso de pais e mães para que possam conhecer e ganhar confiança na escola.
Ter cuidado no que contar da criança aos pais, para não preocupá-los demasiadamente.
Permitir a presença da mãe e/ou do pai nos primeiros dias da criança na escola.
Reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos pais e educadores no período de adaptação da criança na escola.
Flexibilizar a rotina e os horários.
Aumentar gradativamente o período de permanência da criança na escola, levando em consideração a aceitação de cada criança
Permitir que a criança traga um objeto querido de casa para ajudá-la na adaptação: uma boneca, um carrinho, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro, um “cheirinho” etc.
Compreender as reações emocionais típicas dos pais neste período, como angústia, insegurança, desconfiança, evitando sentimentos de raiva, pena, desprezo e rivalidade.
Reconhecer que uma conversa aberta e franca com os pais é o melhor caminho para superar as dificuldades.
Observar com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação.
Não deixar a criança insegura, assustada, chorando ou apática, sem atenção e carinho.
Realizar orientações específicas sobre a alimentação de bebês e crianças durante a adaptação.
Observar com atenção a saúde das crianças, alergias, restrições alimentares, aspectos físicos e psicológicos.
Observar as crianças que estão muito quietas ou que choram muito, tem dificuldade na alimentação e sono, conversar com os pais e procurar alternativas para a adaptação.

Considerar que o período de adaptação pode ser longo.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014



                      A avaliação na educação infantil favorece o olhar individual do professor na criança como sujeito de sua história, único e incomparável.

EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO BERÇÁRIO I
DE 0 A 12 MESES 
ASPECTO
DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES
Alimentação
Tem bom apetite.
Aceita ser alimentada.
Aceita alimentação semi-sólida.
Aceita novos sabores e consistências.
Come alimentos sólidos em pedacinhos pequenos.
Consegue beber no copinho.
Demonstra preferência por certos alimentos.
Diverte-se comendo com as mãos.
Aceita colher.
Segura a mamadeira.
Higiene
Demonstra insatisfação quando está suja.
Aceita com tranqüilidade os cuidados da educadora.
Demonstra satisfação na hora do banho.
Associa banheiro a defecção e micção.
Sono
Faz uso de objetos de transição para dormir.
Dorme o necessário para o seu descanso.
Apresenta sono tranqüilo.
O seu despertar é tranqüilo.
Linguagem Oral e Escrita
Balbucia.
Emite sons e realiza movimentos com a boca.
Atende quando chamada pelo nome.
Entende palavras ou ordens simples.
Reconhece e responde aos educadores da sala com sorrisos, brincadeiras e jogos.
Expressa suas necessidades e desejos através de gestos, vocalizações, gritos ou choro.
Compreende palavras e frases vinculadas a situações cotidianas.
Entende o significado do não acompanhado por gestos.
Emite sons vocais contínuos “aaaaa”.
Vocaliza sílabas contínuas: ma-ma, pa-pa, ta-ta, mas continua sem conhecer o seu significado.
Tem um tom distinto de choro para expressar as suas necessidades e para comunicar-se com o adulto.
Relaciona objeto com a sua função (touca – hora de comer).
Movimento
Sustenta a cabeça.
Possui equilíbrio perfeito da cabeça.
Segura os objetos e brinca com eles.
Tem postura simétrica.
Senta-se com apoio.
Senta-se sozinha.
Segura objetos, explora-os visualmente e com a boca.
Tem movimento de pinça.
Rola sobre o próprio corpo.
Senta-se sem apoio com um bom controle do tronco.
Arrasta-se ou engatinha.
Engatinha para subir e descer escadas.
Fica em pé com apoio.
Fica em pé, às vezes, sem apoio.
Acompanha movimentos de objetos e pessoas.
Tenta alcançar objetos fora de seu alcance.
Transfere objetos de uma mão para outra.
Realiza movimentos de bicicleta com as pernas.
Locomove-se de diferentes maneiras: se arrasta, rola, engatinha ou caminha.
Ensaia os primeiros passos apoiando-se nos móveis.
Anda quando seguro pelos dedos.
Pega objetos pequenos usando o polegar e o indicador.
Demonstra preferência por algum brinquedo ou objeto.
Explora de forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode, manipula diferentes objetos.
Utiliza movimentos bimanuais e simétricos.
Tenta pegar todos os objetos que estão ao seu alcance.
Emprega a preensão palmar, ajudando-se com o polegar e o resto dos dedos, pega pequenos objetos de seu interesse. Mantém um objeto em uma mão e simultaneamente é capaz de pegar outro, com a outra mão.
Passa um objeto de uma mão à outra.
Utiliza as mãos para levar o pé à boca.
Leva objetos à boca com freqüência (fase oral).
Tem capacidade de aproximar-se lateralmente até o objeto de seu interesse.
Desenvolveu  a sua tonicidade muscular, o que lhe dá controle sobre os seus movimentos, se inclina para frente  e antepõe as mãos: permanece sentada, inicia o engatinhar arrastando-se para frente e se vira sobre si mesmo quando está deitada.
Na posição ventral se sustenta com a ajuda de uma só mão.
A partir da posição ventral, se levanta apoiando-se em seus braços estendidos, ajudando por seus pulsos, mãos e quadris.
Senta-se por alguns segundos sem apoio, mas de maneira vacilante.
Utiliza a sua mão preferida para atividades de precisão, enquanto a outra serve de auxiliar.
Coloca, tira, insere objetos pequenos com maior precisão.
Locomove-se de diferentes maneiras: se arrasta, rola, engatinha ou caminha?
Domina o engatinhar e as posições sentado e ereto.
Começa a dar os primeiros passos.  Se caminha, fará isso buscando o seu centro de gravidade, o que consegue inclinando o seu corpo para frente, separando as pernas e apoiando toda a planta do pé.
Quando pára ou caminha, o fará por pouco tempo.
Sobe nos móveis.
Amassa papéis.
Rasga papéis.
Música
Localiza lateralmente a fonte sonora.
Localiza os sons acima e abaixo dos ouvidos.
Reage e se volta em direção a música.
Acompanha o som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de movimentos próprios.
Interage com jogos verbais e canções, quando está no colo do adulto.
Consegue balançar-se percebendo os ritmos.
Reage aos diferentes sons que os materiais produzem.
Aprecia canções infantis e populares.
Gostar de bater palmas, pés.
Gostar de rodar em círculo.
Formação Pessoal e Social
Sorri e observa atentamente o ambiente.
Sorri espontaneamente.
Demonstra aborrecimento quando contrariada ou insatisfeita.
Reconhece vozes.
Identifica a presença de estranhos.
Tem preferência por alguma educadora.
Atende às solicitações.
Responde ao ser chamado pelo nome.
Busca brincadeiras de afeto.
Imita expressões faciais.
Diferencia intenções na fala dos adultos (tons de voz e expressões).
Reage negativamente a pessoas estranhas.
Apalpa e leva à boca tudo o que estiver ao seu alcance.
Vai adquirindo certas normas sociais. Interiorizou o significado do “não” e detém a sua ação se alguém lhe diz “não mexa”.
Mexe a cabeça em sinal de negação.
Obedece a ordens simples: “Traga o brinquedo, Aponte o papai”.
É capaz de expressar suas emoções com gestos e abraços e ao mesmo tempo demonstrar empatia pelos demais.
Demonstra sentimentos: cólera, mau humor, ciúmes, alegria.
Gosta da companhia de outras crianças.
Chora para pedir o que deseja.
Jogos e Brincadeiras
Bate palmas.
Consegue bater o chocalho.
Participa das atividades ao seu redor.
Aponta objeto para consegui-lo.
Sua atenção alcança os 5 minutos de concentração sobre um objeto ou atividade, por exemplo, em suas mãos ou para explorar um brinquedo.
Consegue apanhar um objeto suspenso ou bola em direção dele.
Gosta de brincar com chocalhos e brinquedos que produzem sons.
Brinca durante alguns minutos com seu brinquedo favorito.
É carinhosa com os brinquedos, abraça-os, beija-os, fala com eles.
Procura objetos escondidos.
Gosta de brincar de esconder e aparecer.
Encaixa e desencaixa objetos.
Enche/esvazia cestos.
Abre e fecha.
É curioso
Artes Visuais
Rabisca com lápis.
Aprecia tintas e cores.
Diverte-se ao deixar marcas de mãos e pés no papel.
Matemática
Procura coisas escondidas (sinal de que desenvolveu a capacidade de permanência de objetos).
Os conceitos de aqui, ali, perto e longe começam a ser interiorizados em associação com a recentemente adquirida capacidade de locomoção.

Natureza e Sociedade
Conhece ao menos um objeto do seu meio e dirige o seu olhar em direção a este quando o nomeiam.
Explora as características dos objetos (balançando, batendo etc) e do ambiente.
Reconhece algumas partes do corpo.
Associa objetos às suas funções.
Imita animais.

EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO BERÇÁRIO I
DE 1 A 2 ANOS
ASPECTO
DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES
Alimentação
Tem bom apetite.
Aceita ser alimentada.
Aceita alimentação semi-sólida.
Alimenta-se sozinha.
Aceita bem a alimentação oferecida.
Aceita colher?
Aceita novos sabores e consistências.
Recusa alimentos que não gosta.
Pede água e alimentos.
Diferencia sabores e gostos.
Higiene
Demonstra insatisfação quando está suja.
Aceita com tranqüilidade os cuidados da educadora.
Demonstra satisfação na hora do banho.
Começa a controlar os esfíncteres.
Escova os dentes com ajuda.
Sabe lavar as mãos.
Conhece os seus materiais de higiene (Shampoo, creme etc).
Sono
Faz uso de objetos de transição para dormir.
Dorme o necessário para o seu descanso.
Apresenta sono tranqüilo.
O seu despertar é tranqüilo.
Linguagem Oral e Escrita
Expressa suas necessidades e desejos através de gestos, vocalizações, gritos ou choro (Ex. quero bola, quero assistir patati patatá ou indica com o dedo o que deseja).
Compreende palavras e frases vinculadas a situações cotidianas.
Fala de coisas ausentes e usa de três a quatro palavras.
Expressa algumas palavras (papai, mamãe).
Responde a perguntas simples.
Fala frases simples.
Nomeia objetos.
Movimento
É ativo e curioso?
Explora de forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode, manipula diferentes objetos.
Anda de mãos dadas ou sozinha.
Agacha-se para pegar um brinquedo.
Escala móveis ou obstáculos.
Senta-se e levanta-se sem auxílio.
Se está em pé ou caminha, poderá fazê-lo com um brinquedo em sua mão.
Consegue abaixar-se e olhar entre as pernas.
Atira, arrasta, descarrega, empurra, puxa e bate.
Vira as páginas de livros e revistas.
Retira e recoloca círculo de um tabuleiro.
Interessa-se por abrir portas.
Salta, galopa, corre, dança.
Arremessa bola.
Consegue pedalar
Música
Reage e se volta em direção a música.
Acompanha o som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de movimentos próprios.
Interage com jogos verbais e canções, quando está no colo do adulto.
Produz sons com o próprio corpo, com brinquedos e objetos sonoros.
Consegue balançar-se percebendo os ritmos.
Reage aos diferentes sons que os materiais produzem. Aprecia canções.
Sacode brinquedos sonoros com intenção lúdica.
Formação Pessoal e Social
Expressa sentimentos (ciúmes, simpatia, ansiedade).
Gosta de público quando repete gesto.
Reproduz gestos de adultos e expressa o que quer com gestos.
Reconhece alguns companheiros da sala.
Reconhece e responde aos educadores da sala com sorrisos, brincadeiras e jogos.
Interage com os funcionários.
Atende às solicitações.
Responde ao ser chamado pelo nome.
Busca brincadeiras de afeto.
Antecipa algumas situações cotidianas frente à presença de objetos, gestos e sons.
Diferencia intenções na fala dos adultos (tons de voz e expressões).
Compreende ordens simples.
Entrega um objeto sob ordem ou gesto.
Demonstra claramente o que quer e o que não quer.
Chora e grita quando lhe tiram objetos.
Realiza atitudes planejadas (ex.: pegar um objeto que faz barulho e balançar).
Reconhece seus pertences.
Relaciona objetos e suas utilidades.
Começa a vestir-se sozinha.
Entende quando é para guardar um brinquedo.
Escolhe as roupas que deseja vestir.
Jogos e Brincadeiras
Demonstra preferência por algum brinquedo ou objeto.
Gosta de brinquedos que produzem músicas ou sons diferentes.
Canta e imita sons.
Brinca com dois ou três companheiros sem intenção.
Coloca e retira objetos de outros.
Revela grande interesse por brinquedos de puxar, empurrar e arrastar.
Gosta de encaixar peças.
Gosta de brincadeiras de por e tirar.
Empilha objetos.
Enche/esvazia objetos.
Abre e fecha (rosqueia).
Gosta de brincar com bola.
Imita os animais.
Brinca de faz-de-conta (brinca de casinha, faz comidinha).
Gosta de brincar com fantoches.



Artes Visuais
Segura o lápis fazendo traços.
Faz figuras abertas, garatujas desordenadas.
Gosta de tinta, massa de modelar.
Cola papéis.
Recorta papéis com as mãos.
Matemática
Constrói torres de 3 a 6 blocos.
Relaciona as horas e acontecimentos (lavar as mãos, comer, dormir).
Reconhece formas geométricas.
Conta oralmente até 10, com ajuda.
Reconhece as cores primárias.
Apresenta noções de noite/dia, chuva/sol.
Sabe diferenciar tamanho menor e maior.
Apresenta noção de distância (aqui/ali, perto/longe).
Apresenta noção de espaço (dentro/fora).
Natureza e Sociedade
Reconhece-se em fotografias , apontando-se?
Aponta partes do próprio corpo (nariz, olhos, cabelo)?
Gosta de animais.
Identifica insetos.
Reconhece frutas.


 EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO MATERNAL I
DE 2 A 3 ANOS
ASPECTO
DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES
Alimentação
Tem bom apetite.
Alimenta-se sozinha.
Sabe utilizar utensílios de mesa.
Aceita novos alimentos e sabores.
Envolve-se e demonstra satisfação no momento da alimentação.
Recusa alimentos que não gosta.
Pede água e alimentos.
Diferencia sabores e gostos.
Higiene
Comunica quando está suja ou molhada.
Controla os esfíncteres, deixando as fraldas.
Usa o vaso sanitário.
Demonstra satisfação na hora do banho.
Colabora quando é vestida e trocada. Consegue tirar sozinha os sapatos e algumas peças de roupa.
Veste-se com ajuda.
Começa a calçar os sapatos.
Envolve-se e demonstra satisfação na escovação dos dentes.
Consegue lavar as mãos e o rosto.
Sabe pentear-se.
Tira algumas peças de roupa.
Sono
Faz uso de objetos de transição para dormir.
Adormece sozinha.
Adormece com ajuda.
Dorme o necessário para o seu descanso. Apresenta sono tranqüilo.
O seu despertar é tranqüilo.
Linguagem Oral e Escrita
Nomeia objetos que lhe são mostrados.
Expressa suas necessidades e desejos com palavras.
Compreende linguagem vinculada a situações cotidianas.
Diferencia intenções na fala dos adultos (tons de voz e expressões).
Imita atos de leitura.
Procura pelo canto de leitura.
Lê livros (leitura de imagens).
Aprecia contos e jogos verbais.
Estabelece diálogo durante suas brincadeiras e outras atividades.
Amplia seu vocabulário a partir da incorporação de termos advindos de experiências na sala de aula, por exemplo: nome de cores, sabores, tamanhos, texturas, alimentos, animais.
É capaz de responder perguntas.
Solicita ajuda verbalmente, quando necessita.
Explica coisas aos adultos e às crianças da sala.
Permanece por mais tempo no canto de leitura.
Participa da escuta de textos literários, demonstrando mais interesse.
Realiza comentários a respeito de suas explorações, por exemplo: pergunta o que é isto, antecipa e fala resultados.
Identifica o seu nome associado ao símbolo.
Identifica o nome dos colegas associados aos símbolos.
Movimento
Caminha com segurança. Levanta-se sozinho.
Diverte-se com atividades de movimento.
 É capaz de trepar e escorregar.
Sobe e desce degraus.
Explora de forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode, manipula diferentes objetos.
Demonstra agilidade em seus movimentos.
Percebe distintas ações, combina e inventa outras com os objetos, para um determinado fim.
Avança em atividades de experimentação, encaixa, enrosca, abre peças, empilha, atravessa, enfia.
 Seus movimentos avançam em segurança e agilidade.
Sobe e desce degraus.
Abre e fecha zíper.
Amarra.
Calça sapato.
Música
Reconhece as canções trabalhadas e participa com mímicas e movimentos.
Acompanha o som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de movimentos próprios.
Segue o ritmo que escuta.
Produz sons com o próprio corpo, com brinquedos e objetos sonoros.
Alia gestos às músicas.
Reage aos diferentes sons que os materiais produzem.
Interessa-se pelos sons e pela repetição.
Presta atenção à música por 5 a 10 minutos.
Formação Pessoal e Social
Atende às solicitações.
Responde ao ser chamado pelo nome.
Mostra-se confiante, segura e interessada frente à proposta de experimentação.
Busca brincadeiras de afeto?
Antecipa algumas situações cotidianas frente à presença de objetos, gestos e sons.
Reconhece os companheiros da sala. Chama-os pelo nome.
Manifesta interesse e iniciativa para comunicar-se com outras pessoas.
Ajuda nas tarefas do adulto.
Interage com as pessoas em situações variadas.
Faz uma escolha quando lhe pedem.
Nomeia ou aponta sua imagem em uma fotografia.
Coopera com pedidos algumas vezes.
É egocêntrica, pode bater no colega e lhe tirar o brinquedo.
Percebe que agressões provocam dor no colega.
Cumprimenta os amigos.
Cumprimenta outras pessoas.
Ajuda os amigos.
Pede ajuda. Interage com outras crianças e adultos.
Colabora nas tarefas de pequenas responsabilidades, como guardar brinquedos e organizar a sala.
Jogos e Brincadeiras
Demonstra preferência por jogos e brincadeiras.
Faz uso funcional de objetos em suas brincadeiras: dá comida para boneca, usa chapéu, usa pente e outros.
É persistente em seus jogos e brincadeiras.
Tem iniciativa para brincar.
Imita sons no desenvolvimento de seus jogos e brincadeiras.
Interage com o educador e companheiros nos jogos e brincadeiras.
Observa e imita crianças e adultos. Explora e brinca com o seu corpo.
Começa a partilhar os materiais e brinquedos.
Elege companheiros para os seus jogos e brincadeiras.
Demonstra interesse em aprender novos jogos.
Inclui novos objetos em suas brincadeiras.
Aumenta cada vez mais seu tempo de participação e concentração nos jogos e brincadeiras.
Brinca espontaneamente nos cantinhos de jogos simbólicos.
Participa de jogos dirigidos.
Brinca de por e tirar, unir e separar, de montar, desmontar, empilhar, derrubar.
Fica muito tempo com uma mesma atividade.
Fala sozinha, com amigos imaginários.
Possui forte sentimento de posse em relação aos brinquedos.
Guarda os brinquedos nos devidos lugares.
Brinca espontaneamente de casinha, loja, escolinha etc. (jogo simbólico)
Artes Visuais
Aceita experimentar e explorar diferentes meios e suportes.
É capaz de usar, durante pequenos movimentos, os materiais propostos.
Agrada-lhe deixar marcas no papel.
Aceita manusear tintas com diferentes consistências, massinha,...
Assiste a desenho por período curto de tempo.
Gosta de usar lápis e fazer traçados.
Nomeia uma imagem.
Matemática
Estabelece relação entre alguma característica do objeto e ações que pode realizar.
Elege um tipo de material em função do que deseja construir.
Identifica algumas posições dos objetos no espaço.
Identifica semelhanças e diferenças entre os objetos.
Inclui números em suas brincadeiras cotidianas.
Aponta a pedido grande e pequeno.
Compreende em cima de, embaixo de, dentro.
Constrói torres de 6 a 8 blocos.
Apresenta noção de agora, espere.
Monta quebra-cabeça de 2 partes simples.
Conta oralmente de 0 até 10.
Identifica figuras simples.
Reconhece algumas cores.
Lembra o lugar onde deixou certo objeto.
Repete alguns algarismos.
Entende noções: dentro/fora, em cima/embaixo, perto/longe.
Natureza e Sociedade
Imita animais?
Nomeia objetos pelo uso?
Sabe usar água sem desperdício.
Indica as partes do corpo.

EDUCAÇÃO INFANTIL
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO MATERNAL II
DE 3 A 4 ANOS
ASPECTO
DESCRIÇÃO DAS HABILIDADES
Alimentação
Tem bom apetite.
Sabe utilizar utensílios de mesa.
Aceita novos alimentos e sabores.
Envolve-se e demonstra satisfação no momento da alimentação.
Recusa alimentos que não gosta.
Pede água e alimentos.
Diferencia sabores e gostos.
Higiene
Controla os esfíncteres.
Pede para ir ao banheiro.
Usa o vaso sanitário?
Demonstra satisfação na hora do banho.
Colabora quando é vestida e trocada. Consegue tirar sozinha os sapatos e algumas peças de roupa.
Calça os  sapatos.
Envolve-se e demonstra satisfação na escovação dos dentes.
Consegue lavar as mãos e o rosto.
Sono
Faz uso de objetos de transição para dormir.
Adormece sozinha.
Adormece com ajuda.
Dorme o necessário para o seu descanso. Apresenta sono tranqüilo.
O seu despertar é tranqüilo.
Linguagem Oral e Escrita
Nomeia objetos que lhe são mostrados.
Expressa suas necessidades e desejos com palavras.
Compreende linguagem vinculada a situações cotidianas.
Imita atos de leitura.
Aprecia contos e jogos verbais.
Estabelece diálogo durante suas brincadeiras e outras atividades.
Amplia seu vocabulário a partir da incorporação de termos advindos de experiências na sala de aula, por exemplo: nome de cores, sabores, tamanhos, texturas, alimentos, animais.
É capaz de responder perguntas.
Solicita ajuda verbalmente, quando necessita.
Explica coisas aos adultos e às crianças da sala.
Permanece por mais tempo no canto de leitura.
Participa da escuta de textos literários, demonstrando mais interesse.
Realiza comentários a respeito de suas explorações, por exemplo: pergunta o que é isto, antecipa e fala resultados.
Relata experiência das vivências familiares e do cotidiano.
Brinca espontaneamente com poemas, parlendas e adivinhas.
Conta histórias conhecidas.
Ouve histórias com atenção.
Reconta histórias com coerência.
Aprecia a leitura feita pelo professor.
Participa de situações de leitura de pequenas histórias infantis.
Reconta histórias atentamente.
Lê livros (leitura de imagens).
Seleciona livros intuitivamente, de acordo com o seu interesse.
Identifica a letra inicial do seu nome.
Conhece as letras do alfabeto.
Descreve figuras simples.
Utiliza o pronome “Eu” e “você”.
Identifica o seu nome associado ao símbolo.
Identifica o nome dos colegas associados aos símbolos.
Imita a escrita e símbolos.
Identifica letras do nome.
Articula frases com várias palavras.
Movimento
É ativo e curioso.
Caminha com segurança.
Anda como adulto.
Alterna os pés pára descer e subir.
Levanta-se sozinho.
Diverte-se com atividades de movimento.
É capaz de trepar e escorregar.
É capaz de subir ou descer alguns degraus.
Consegue girar o pulso (abrir, fechar, tampar, destampar etc.).

Explora de forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode, manipula diferentes objetos.
Demonstra agilidade em seus movimentos.
Percebe distintas ações, combina e inventa outras com os objetos, para um determinado fim.
Avança em atividades de experimentação, encaixa, enrosca, abre peças, empilha, atravessa, enfia.
 Seus movimentos avançam em segurança e agilidade.
Sobe e desce degraus.
Consegue saltar longe e em profundidade.
Aceita novos desafios.
Caminha levando objetos.
Constrói torre com blocos.
Constrói ponte com blocos.
Pula de altura pequena com os pés unidos.
Anda na ponta dos pés.
Abotoa.
Música
Reconhece as canções trabalhadas e participa com mímicas e movimentos.
Canta músicas inteiras.
Acompanha o som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de movimentos próprios.
Segue o ritmo que escuta.
Produz sons com o próprio corpo, com brinquedos e objetos sonoros.
Alia gestos às músicas.
Reage aos diferentes sons que os materiais produzem.
Gosta de escutar canções e músicas.
Gostar de cantar.
Acompanha o ritmo que escuta.
Canta as canções trabalhadas.
Recorda fragmentos de canções.
Imita e produz diferentes ruídos e sons musicais com objetos ou instrumentos.
Diferencia som e silêncio.
Conhece instrumentos musicais.
Formação Pessoal e Social
Atende às solicitações.
Mostra-se confiante, segura e interessada frente à proposta de experimentação.
Busca brincadeiras de afeto.
Ajuda nas tarefas do adulto.
Antecipa algumas situações cotidianas frente à presença de objetos, gestos e sons.
Reconhece os companheiros da sala. Chama-os pelo nome.
Manifesta interesse e iniciativa para comunicar-se com outras pessoas.
Conhece as potencialidades e limites do próprio corpo.
Jogos e Brincadeiras
Demonstra preferência por jogos e brincadeiras.
Faz uso funcional de objetos em suas brincadeiras: dá comida para boneca, usa chapéu, usa pente e outros.
É persistente em seus jogos e brincadeiras.
Tem iniciativa para brincar.
Imita sons no desenvolvimento de seus jogos e brincadeiras.
Interage com o educador e companheiros nos jogos e brincadeiras.
Observa e imita crianças e adultos. Explora e brinca com o seu corpo.
Começa a partilhar os materiais e brinquedos.
Elege companheiros para os seus jogos e brincadeiras.
Apesar de gostar da companhia de outra criança, brinca sozinha.
Demonstra interesse em aprender novos jogos.
Inclui novos objetos em suas brincadeiras.
Aumenta cada vez mais seu tempo de participação e concentração nos jogos e brincadeiras.
Brinca espontaneamente nos cantinhos de jogos simbólicos.
Participa de jogos dirigidos.
Representa papéis sociais através dos jogos simbólicos.
Mantém atenção de 20 a 25 minutos.
Dá vida aos objetos e conversa com eles.
Gosta de brincar com fantoches e sucatas.
Artes Visuais
Demonstra curiosidade e interesse pelas atividades de artes.
Gosta de desenhar.
Sente prazer nas atividades com água, areia, massa de modelar e tintas espessas.
Discrimina diferentes sensações, a partir da manipulação e experimentação de materiais de arte.
Utiliza diferentes materiais para produzir marcas gráficas.
Explora os efeitos da sua ação em tintas espessas e massinhas caseiras.
Reconhe cores em imagens, objetos e na natureza.
Percebe texturas táteis.  Apresenta um objeto concreto por meio de uma imagem gráfica (garatuja nomeada).
Começa dar forma ao desenho da figura humana (esquema céfalo-caudal).
Copia linha ondulada.
Traça linha vertical.
Copia um círculo.
Improvisa situações e personagens através de bonecos, brinquedos e objetos.
Matemática
Compreende conceitos: dentro/fora. Identifica números em objetos e brinquedos como: telefone, relógio, máquina de calcular etc.
Conta os objetos de que faz uso, mesmo sem representar uma ordem numérica.
Realiza a contagem em músicas, parlendas e versinhos (1,2, feijão com arroz... 123 indiozinhos)
Conta oralmente objetos agrupados de diferentes formas, como palitos, tampinhas, canudos etc.
Classifica os objetos pela cor, tamanho ou forma.
Ordena diferentes objetos da mesma classe.
Apresenta noções de posição (ao lado, abaixo, em cima, atrás,) em situações cotidianas.
Situa-se no espaço e localiza-se de acordo com indicações de distância no ambiente escolar: perto/longe; próximo/distante.
Manuseia materiais alternativos (sucatas, jogos, blocos e brinquedos) observando suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
Apresenta noções de espessura: fino/grosso.
Separa objetos pela cor, tamanho, forma.
Identifica figuras geométricas simples.
Identifica características opostas das grandezas e objetos: grande/pequeno, longe/perto, muito/pouco. Comprido/curto, quente/frio, cheio/vazio, aberto/fechado.
Compara alturas: mais alto/mais baixo.
Compreende o hoje.
Monta quebra-cabeça de 3 peças.
Faz comparação de figuras por tamanho.
Separa objetos por cor.
Distingue dia e noite.
Conta oralmente de 0 a20.
Natureza e Sociedade
Mostra-se observadora e faz perguntas sobre os objetos, as situações, as pessoas e os fenômenos.
Observa fenômenos e elementos da natureza presentes no dia a dia.
Gosta de falar das experiências vividas no ambiente familiar.
Descreve lugares e pessoas.
Nomeia e reconhece alguns animais.
Gosta de cuidar de animais e plantas.
Conhece as características de alguns animais.
Identifica lugares e outros elementos existentes no trajeto casa-escola: praça, comércio, praças etc.
Tem atitudes de cuidados com o meio ambiente em relação ao destino do lixo, preservação e cuidados para evitar o desperdício de materiais.
Conhece objetos e materiais como: máquinas, carros, ferramentas, instrumentos musicais, brinquedos, eletrodomésticos, construções, meios de transporte ou de comunicação etc.
Reconhece as suas características físicas (cor dos olhos, cabelos, pele etc).
Identifica semelhanças e diferenças entre as suas características físicas e as de outras pessoas.
Lista hábitos de higiene.
Aplica hábitos de higiene no ambiente escolar.
Conhece algumas plantas.
Demonstra respeito pelos animais e demais seres vivos.
Acrescenta perna e braço de desenho incompleto de uma pessoa.
Percebe a diferença sexual.
Reconhece as divisões da casa.
Nomeia frutos e alimentos.
Nomeia e identifica os elementos principais da família.