EMMIE PICKLER – MOVIMENTO EM LIBERDADE
Método criado pela médica
pediatra austrícaca Emmi Pikler (1902-1984) que desenvolveu o seu
trabalho na Hungria. Foi por mais de 30 anos diretora de uma instituição
austríaca de acolhida a crianças órfãs e abandonadas de nome Instituto Lóczy. O
nome do instituto se deve a sua localização na Rua Lóczy em Budapest.
Em 1970, o Instituto Lóczy se
converteu no Instituto Nacional de Metodologia para locais destinados a
crianças da Hungria. É um centro de referência na formação de médicos,
enfermeiras, psicólogos, mestres e educadores em atenção educativa e cuidados
para a educação de crianças de 0 a 3 anos.
O método educacional consiste
basicamente em deixar a criança em completa liberdade para movimentar-se e
apropriar-se dos espaços e brinquedos sem a condução e orientação do adulto.
Ao sentir-se livre, a criança
apresenta atitude mais positiva e interessada o que a levará a aprender os
movimentos pela sua própria ação e autonomia. O desenvolvimento motor será
realizado de maneira espontânea, conforme sua maturação orgânica, através de
atividade autônoma, sem a intervenção direta do adulto. É importante que o
espaço seja organizado de forma a propiciar o livre movimento da criança.
A pediatra defende que as
crianças aprendem sozinhas a sentar, engatinhar, ficar em pé, andar, pular,
etc. A atividade autônoma é importante em sua vida. Ao mover-se
O espaço deve ser organizado de
forma a possibilitar a livre movimentação, com objetos apropriados e de
interesse das crianças, para que possam explorar livremente, brincar e
desenvolver a sua criatividade.
O educador deve reconhecer a
criança como sujeito ativo de seu desenvolvimento. Precisa ter paciência,
respeito pelo ritmo de desenvolvimento de cada criança, carinho e interesse
pelas conquistas realizadas, procurando não tocar ou conduzir a criança.
Conforme a idade, a criança
precisa explorar cada vez mais espaços maiores adaptados às necessidades das
crianças. O mobiliário deve ser seguro.
MOVIMENTO LIVRE
MOVIMENTO LIVRE
A locomoção livre é uma
experiência de vitórias e frustrações movida pelos interesses das crianças em
aprender e ter acesso a espaços e objetos. É uma atividade prazerosa porque
decorre da vontade fazer algo por si próprio, sem a interferência de um adulto.
AUTONOMIA
Iniciativa própria é uma
expressão chave utilizada no Instituto Pikler. Adultos não entretêm ou impõem
atividades aos pequenos. Os bebês aprendem a entreter e estimular a si
próprios, explorando o que os seus corpos podem fazer, interagindo com o
ambiente preparado e com os outros bebês ao seu redor.
Os bebês “estudam” o mundo e os
objetos a sua volta. São capazes de passar longos minutos desvendando seus
mistérios, descobrindo seu peso, sua textura, seus diferentes ângulos e formas
de interação. Assim eles se locomovem para chegar ao que lhes interessa,
compartilham e têm a oportunidade de voltar a empreender os movimentos e
descobertas para seguirem se aperfeiçoando.
ROTINAS E CUIDADOS
PRIVILEGIADOS
Essas atividades livres e
espontâneas somente são possíveis porque as crianças, antes de tudo,
estabelecem um vínculo de confiança e respeito com o adulto que está
responsável pelos seus cuidados. Existem momentos e uma maneira específica para
se criar esse vínculo. Ele se forma quando o adulto e a criança podem dedicar
uma atenção exclusiva e afetiva que ocorre nos momentos de cuidados,
alimentação e higiene.
A criança é tratada com todo
respeito, e deve ter uma participação ativa no seu próprio desenvolvimento, ao
invés de receber passivamente os estímulos e atenções vindos dos adultos.
Obras
Emmi Pikler escreveu vários
livros e uma infinidade de artigos editados em diferentes línguas. Suas obras
mais relevantes são:
“O que sabe fazer seu filho” (1938)
Neste livro dedicado às famílias apresenta o desenvolvimento motor livre através de fotografias realizadas em observações de mais de cem crianças, assim como conselhos para a educação dos filhos desde a confiança em suas capacidades e o estabelecimento de relações afetivas saudáveis.
“Mover-se em liberdade.
Desenvolvimento da motricidade global” (1969)
Síntese de sua investigação científica sobre o desenvolvimento motor autônomo da criança.
Site do Instituto Lóczy – http://www.piklerloczy.org/es/emmi-pikler-y-el-instituto-l%C3%B3czySíntese de sua investigação científica sobre o desenvolvimento motor autônomo da criança.
ótima referencia para os colaboradores do berçário Zona Norte , bem informativo, amei
ResponderExcluir