Bebês e crianças abaixo de 2 anos devem aprender
brincando livremente, longe das telas. É o que a Academia Americana de
Pediatria recomenda
Divulgada nesta terça-feira a nova recomendação da Academia Americana de
Pediatria (AAP) para que crianças abaixo de 2 anos de idade não fiquem diante
de telas de TVs, tablets, celulares, computadores, etc. Para
compreender melhor o mundo, elas precisam aprender brincando livremente,
interagindo com outras pessoas ou se divertindo sozinhas.
A tentação para entreter bebês e crianças em mídias
eletrônicas é cada vez mais presente, com telas cercando todos os cômodos da
casa, carro, lojas, etc. As novas recomendações da Academia Americana de
Pediatria diz que há melhores maneiras de ajudar as crianças a se desenvolverem
nesta idade crítica do desenvolvimento infantil. Em uma pesquisa recente, 90%
dos pais disseram que crianças abaixo de 2 anos utilizam alguma forma de mídia
eletrônica. Em média, assistem a uma ou duas horas de TV por dia. Na idade de 3
anos, quase um terço das crianças têm uma TV em seu quarto de dormir. Os pais
que acreditam que programas educativos na TV “são muito importantes” para o
desenvolvimento têm duas vezes mais chance de ligar o aparelho durante a
maioria do tempo todos os dias.
A diretiva da AAP “Media Use by Children Younger Than Two Years” foi
divulgada nesta terça, 18 de outubro de 2011, no AAP National
Conference & Exhibition, em Boston, e será publicada pelo periódico Pediatrics em
novembro.
A AAP havia divulgado, em 1999, uma orientação que dizia que crianças
até 2 anos de idade não deveriam assistir TV. Na época, existiam dados
limitados sobre o assunto, mas a AAP acreditava que havia mais efeitos
potencialmente negativos do que positivos da exposição à mídia eletrônica nesta
faixa etária. Dados mais recentes confirmam esta possibilidade e a AAP manteve
a recomendação para manter as crianças com idade inferior a 2 anos longe das telas
o maior tempo possível.
Hoje se conhece melhor o desenvolvimento do cérebro das crianças neste
estágio precoce da vida, as melhores maneiras de ajudá-los a aprender e os
efeitos que os vários tipos de estimulação e atividades têm sobre esse
processo.
"As preocupações levantadas na diretiva da AAP são ainda mais
relevantes agora, o que levou a desenvolver uma orientação mais abrangente em
torno dessa faixa etária", disse o Dr. Brown, membro do AAP
Council on Communications and Media.
O relatório se propôs a responder duas perguntas:
- Vídeos e programas de televisão têm algum
valor educativo para crianças menores de 2 anos?
- Existe algum prejuízo para as crianças desta
idade que assistem a esses programas?
Muitos programas em vídeos para bebês e crianças são
comercializados como sendo “educativos”, mas não há evidências que suportam
esta afirmação. Programas de qualidade são educativos para crianças apenas
quando elas compreendem o contexto e o conteúdo do vídeo exibido. Os estudos
mostram que crianças acima de 2 anos são capazes de ter esta compreensão.
Tempo de brincadeira livre, sem regras ou planos estruturados, são mais
valiosos para o desenvolvimento cerebral do que o uso da mídia eletrônica. As
crianças aprendem a pensar com criatividade, resolver problemas, desenvolver
suas habilidades de raciocínio e de motricidade em idades precoces através de
brincadeiras não estruturadas e desconectadas. O tempo de brincadeira livre
também as ensina como se entreter sozinhas.
Crianças pequenas aprendem melhor com a interação com outras pessoas e
não com as telas. Elas têm necessidade de interagir com outros seres humanos.
Qualquer efeito positivo da televisão para bebês e crianças
ainda está em questão, mas os benefícios da interação entre pais e filhos já
estão provados. Abaixo de dois anos, conversar, cantar, ler, ouvir músicas ou
brincar livremente são muito mais importantes para o desenvolvimento infantil
do que qualquer programa de televisão.
Os pais que assistem aos vídeos com seus filhos podem colaborar para
melhorar a compreensão das crianças, mas elas aprendem mais quando assistem
apresentações ao vivo (como teatros) do que em programas televisionados.
Quando os pais estão assistindo seus próprios programas no mesmo ambiente
das crianças, a chamada “mídia de fundo” pode distrair e diminuir a interação
dos pais com a criança. Esta presença pode interferir no aprendizado de jogos e
outras atividades.
Ver televisão na cama pode levar a maus hábitos de sono e horários
irregulares, o que pode afetar o humor, o comportamento e o aprendizado dos
pequenos.
Crianças jovens com excesso de exposição à mídia eletrônica podem correr
o risco de atrasos no desenvolvimento da linguagem quando entram na escola. No
entanto, mais pesquisas são necessárias para entender as razões desses atrasos.
O relatório recomenda que os pais ou pessoas que cuidam de crianças:
- Estabeleçam limites de tempo para a exposição
a mídias eletrônicas para crianças com menos de dois anos de idade, tendo
em mente que a AAP desencoraja o uso deste tipo de atividade para esta
faixa etária. Os pais que optarem pelo uso deste tipo de distração para
seus filhos, devem ter uma estratégia de gerenciamento de tal atividade.
- Ao invés de telas, optem por brincadeiras
livres supervisionadas para bebês e crianças jovens durante o
tempo em que os pais não podem se sentar para participar ativamente das
brincadeiras. Por exemplo, ofereçam blocos de montar e coloque-os no chão
nas proximidades para que as crianças brinquem, enquanto os pais realizam
tarefas domésticas, etc.
- Evitem colocar televisão no quarto de dormir
da criança.
- Reconheçam que a utilização de mídia
eletrônica pelos pais pode ter efeitos negativos nas crianças.
O relatório também recomenda mais pesquisas sobre os efeitos em longo
prazo da exposição precoce à mídia eletrônica na saúde física, mental
e social futura das crianças.
De acordo com o Dr. Brown, “o melhor a fazer para as crianças jovens é
lhes dar a chance de brincar livremente, com os pais ou sozinhas. As crianças
precisam disso para entender como o mundo funciona.”
NEWS.MED.BR, 2011. Bebês e crianças abaixo de 2 anos devem
aprender brincando livremente, longe das telas. É o que a Academia Americana de
Pediatria recomenda. Disponível em:
<http://www.news.med.br/p/saude/243945/bebes-e-criancas-abaixo-de-2-anos-devem-aprender-brincando-livremente-longe-das-telas-e-o-que-a-academia-americana-de-pediatria-recomenda.htm>.
Acesso em: 14 fev. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário