SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES NA CRECHE
Receber as crianças com afetuosidade; conversar com os
pais; guardar a mochila; distribuir alguns brinquedos.
|
Lavar as mãos das crianças e levá-las de mãos dadas ao refeitório.
|
Café da Manhã: rezar com as crianças a oração do “Pai
Nosso”; servir as crianças com carinho; ajudá-las na alimentação; conversar
com a criança; respeitar as preferências da criança; incentivá-las na
alimentação, sem forçar.
|
Lavar as mãos e a boca da criança. Em roda, fazer a
chamada oral; cantar e iniciar a Roda de Conversa entre crianças e
educadores.
|
Troca e Banho: iniciar a troca e o banho; realizar a
atividade dirigida do dia; banho de sol; as atividades da sala de atividades
e da sala de leitura devem ser combinadas com as crianças (aonde vamos?, como
vamos? o que vamos fazer; o que tem lá, etc).
|
Oferecer atividades espontâneas com peças de encaixe,
brinquedos, sucatas etc; considerando que brincar é a atividade preferida das
crianças, o seu modo de aprender, desenvolver e ser feliz; a criança brinca
naturalmente, com brinquedos ou através da imaginação e fantasia.
|
Preparar para o almoço: Informar o que as crianças vão
comer; cantar uma canção alusiva; lavar as mãos da criança; combinar com as
crianças a forma de se dirigir ao refeitório.
|
Almoço: acomodar as crianças nos bancos, com segurança; organizar
os alimentos no prato; picar alimentos muito grandes; incentivar a
alimentação; nomear os alimentos; oferecer todos os alimentos do cardápio,
mesmo que a criança demonstre as suas preferências; valorizar a aceitação do
alimento pela criança; não comentar que a criança não gosta de...; não
censurar as recusas dizendo que: “vai ficar fraca, vai ficar doente”; ter
paciência com ritmo da criança, não apressá-la; não demonstrar angústia,
pressa, medo, nervosismo e excitação; se tiver que chamar a atenção, fazê-lo
perto da criança, em tom baixo, com firmeza e carinho;
|
Lavar as mãos e fazer a higiene bucal.
|
Hora do sono (crianças do período integral). Fazer
carinho, acariciar os cabelos, deitar ao lado da criança, não forçar o sono.
|
Saída das crianças do período da manhã.
|
Recepção das crianças do período da tarde. De forma
afetuosa, trocar informações com os pais.
|
Acordar as crianças; levá-las ao banheiro; fazer a higiene
das mãos e do rosto; levá-las ao refeitório. Prepará-las para o lanche da
tarde. Conduzir as crianças de mãos dadas ao refeitório.
|
Servir o lanche da tarde. Incentivar e auxiliar as
crianças na alimentação.
|
Higiene das mãos e da boca: fazer a higiene das crianças.
|
Troca e banho: Iniciar a troca e o banho.
|
Atividades Dirigidas: Com as crianças em roda, conversar e
combinar as atividades do período da tarde.
|
Preparação para o Jantar: lavar as mãos e o rosto das
crianças; levá-las de mãos dadas ao Refeitório.
|
Fazer a higiene bucal.
|
Roda de História: contar uma história para as crianças; oferecer
atividades espontâneas com peças de encaixe, brinquedos etc.
|
Iniciar a entrega das crianças aos pais; organizar os
materiais das crianças: roupa, livro de recados, remédios, mochila. Deixar as
crianças em roda, em cantos, sob a orientação de um professor, enquanto o
outro faz a entrega das crianças.
|
Encerramento do dia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário