CUIDAR E EDUCAR: COMPARTILHANDO RESPONSABILIDADES
Fonte da imagem: http://www.ufrgs.br
Nas
escolas de educação infantil, creches e pré-escolas, os profissionais da
limpeza, cozinha, administração e auxiliares são também educadores, como os
profissionais docentes, principalmente em razão da forma peculiar de
aprendizagem da criança que inicialmente imita o adulto, suas regras e
comportamentos para posteriormente se afastar da imitação através da construção
de novas combinações e regras. Neste processo descrito por Vygotsky (1984), os
adultos exercem papel fundamental na educação integral das crianças.
Os
educadores das escolas educação infantil desenvolvem práticas de cuidar, educar
e brincar, de forma integral e indissociada, nos aspectos relacionados a
segurança, bem-estar, desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual,
moral e social, em situações de aprendizagem desafiadoras para as crianças.
As relações do educador com a criança devem ser permeadas pelo afeto,
carinho, olhar, diálogo e o toque que acalenta, conforta, transmite alegria,
segurança e estabelece elos de confiança.
O atendimento de qualidade dos bebês depende da criação de relações de
confiança entre professores e pais. Nenhuma informação importante sobre a
criança pode ser negligenciada, seja o que acontece em casa como na escola.
Sendo a criança muito sensível e vulnerável nos primeiros anos de vida, todo
cuidado é pouco para preservar a sua saúde e segurança. Uma queda sem danos
aparentes pode trazer transtornos futuros, assim como uma febre ou indisposição
durante a noite revelam sinais de algo não vai bem. Nesta relação compartilhada
de cuidados e educação, a escola e a família assumem responsabilidades
específicas sobre a vida da criança. Os deveres dos pais são intransferíveis
para a escola.
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