EDUCAÇÃO
INFANTIL
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM NO BERÇÁRIO I
DE
0 A 12 MESES
ASPECTO
|
DESCRIÇÃO
DAS HABILIDADES
|
Alimentação
|
Tem
bom apetite.
Aceita
ser alimentada.
Aceita
alimentação semi-sólida.
Aceita
novos sabores e consistências.
Come
alimentos sólidos em pedacinhos pequenos.
Consegue
beber no copinho.
Demonstra
preferência por certos alimentos.
Diverte-se
comendo com as mãos.
Aceita
colher.
Segura
a mamadeira.
|
Higiene
|
Demonstra
insatisfação quando está suja.
Aceita
com tranqüilidade os cuidados da educadora.
Demonstra
satisfação na hora do banho.
Associa
banheiro a defecção e micção.
|
Sono
|
Faz
uso de objetos de transição para dormir.
Dorme
o necessário para o seu descanso.
Apresenta
sono tranqüilo.
O
seu despertar é tranqüilo.
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
Balbucia.
Emite
sons e realiza movimentos com a boca.
Atende
quando chamada pelo nome.
Entende
palavras ou ordens simples.
Reconhece
e responde aos educadores da sala com sorrisos, brincadeiras e jogos.
Expressa
suas necessidades e desejos através de gestos, vocalizações, gritos ou choro.
Compreende
palavras e frases vinculadas a situações cotidianas.
Entende
o significado do não acompanhado por gestos.
Emite
sons vocais contínuos “aaaaa”.
Vocaliza
sílabas contínuas: ma-ma, pa-pa, ta-ta, mas continua sem conhecer o seu
significado.
Tem um
tom distinto de choro para expressar as suas necessidades e para comunicar-se
com o adulto.
Relaciona
objeto com a sua função (touca – hora de comer).
|
Movimento
|
Sustenta
a cabeça.
Possui
equilíbrio perfeito da cabeça.
Segura
os objetos e brinca com eles.
Tem
postura simétrica.
Senta-se
com apoio.
Senta-se
sozinha.
Segura
objetos, explora-os visualmente e com a boca.
Tem
movimento de pinça.
Rola
sobre o próprio corpo.
Senta-se
sem apoio com um bom controle do tronco.
Arrasta-se
ou engatinha.
Engatinha
para subir e descer escadas.
Fica
em pé com apoio.
Fica
em pé, às vezes, sem apoio.
Acompanha
movimentos de objetos e pessoas.
Tenta
alcançar objetos fora de seu alcance.
Transfere
objetos de uma mão para outra.
Realiza
movimentos de bicicleta com as pernas.
Locomove-se
de diferentes maneiras: se arrasta, rola, engatinha ou caminha.
Ensaia
os primeiros passos apoiando-se nos móveis.
Anda
quando seguro pelos dedos.
Pega
objetos pequenos usando o polegar e o indicador.
Demonstra
preferência por algum brinquedo ou objeto.
Explora
de forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode,
manipula diferentes objetos.
Utiliza
movimentos bimanuais e simétricos.
Tenta
pegar todos os objetos que estão ao seu alcance.
Emprega
a preensão palmar, ajudando-se com o polegar e o resto dos dedos, pega
pequenos objetos de seu interesse. Mantém um objeto em uma mão e
simultaneamente é capaz de pegar outro, com a outra mão.
Passa
um objeto de uma mão à outra.
Utiliza
as mãos para levar o pé à boca.
Leva
objetos à boca com freqüência (fase oral).
Tem
capacidade de aproximar-se lateralmente até o objeto de seu interesse.
Desenvolveu a
sua tonicidade muscular, o que lhe dá controle sobre os seus movimentos, se
inclina para frente e antepõe as mãos: permanece sentada, inicia o
engatinhar arrastando-se para frente e se vira sobre si mesmo quando está
deitada.
Na
posição ventral se sustenta com a ajuda de uma só mão.
A
partir da posição ventral, se levanta apoiando-se em seus braços estendidos,
ajudando por seus pulsos, mãos e quadris.
Senta-se
por alguns segundos sem apoio, mas de maneira vacilante.
Utiliza
a sua mão preferida para atividades de precisão, enquanto a outra serve de
auxiliar.
Coloca,
tira, insere objetos pequenos com maior precisão.
Locomove-se
de diferentes maneiras: se arrasta, rola, engatinha ou caminha?
Domina
o engatinhar e as posições sentado e ereto.
Começa
a dar os primeiros passos. Se caminha,
fará isso buscando o seu centro de gravidade, o que consegue inclinando o seu
corpo para frente, separando as pernas e apoiando toda a planta do pé.
Quando
pára ou caminha, o fará por pouco tempo.
Sobe
nos móveis.
Amassa
papéis.
Rasga
papéis.
|
Música
|
Localiza
lateralmente a fonte sonora.
Localiza
os sons acima e abaixo dos ouvidos.
Reage
e se volta em direção a música.
Acompanha
o som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de
movimentos próprios.
Interage
com jogos verbais e canções, quando está no colo do adulto.
Consegue
balançar-se percebendo os ritmos.
Reage
aos diferentes sons que os materiais produzem.
Aprecia
canções infantis e populares.
Gostar
de bater palmas, pés.
Gostar
de rodar em círculo.
|
Formação
Pessoal e Social
|
Sorri
e observa atentamente o ambiente.
Sorri
espontaneamente.
Demonstra
aborrecimento quando contrariada ou insatisfeita.
Reconhece
vozes.
Identifica
a presença de estranhos.
Tem
preferência por alguma educadora.
Atende
às solicitações.
Responde
ao ser chamado pelo nome.
Busca
brincadeiras de afeto.
Imita
expressões faciais.
Diferencia
intenções na fala dos adultos (tons de voz e expressões).
Reage
negativamente a pessoas estranhas.
Apalpa
e leva à boca tudo o que estiver ao seu alcance.
Vai
adquirindo certas normas sociais. Interiorizou o significado do “não” e detém
a sua ação se alguém lhe diz “não mexa”.
Mexe a
cabeça em sinal de negação.
Obedece
a ordens simples: “Traga o brinquedo, Aponte o papai”.
É capaz
de expressar suas emoções com gestos e abraços e ao mesmo tempo demonstrar
empatia pelos demais.
Demonstra
sentimentos: cólera, mau humor, ciúmes, alegria.
Gosta
da companhia de outras crianças.
Chora
para pedir o que deseja.
|
Jogos
e Brincadeiras
|
Bate
palmas.
Consegue
bater o chocalho.
Participa
das atividades ao seu redor.
Aponta
objeto para consegui-lo.
Sua
atenção alcança os 5 minutos de concentração sobre um objeto ou atividade,
por exemplo, em suas mãos ou para explorar um brinquedo.
Consegue
apanhar um objeto suspenso ou bola em direção dele.
Gosta
de brincar com chocalhos e brinquedos que produzem sons.
Brinca
durante alguns minutos com seu brinquedo favorito.
É
carinhosa com os brinquedos, abraça-os, beija-os, fala com eles.
Procura
objetos escondidos.
Gosta
de brincar de esconder e aparecer.
Encaixa
e desencaixa objetos.
Enche/esvazia
cestos.
Abre e
fecha.
É
curioso
|
Artes
Visuais
|
Rabisca
com lápis.
Aprecia
tintas e cores.
Diverte-se
ao deixar marcas de mãos e pés no papel.
|
Matemática
|
Procura
coisas escondidas (sinal de que desenvolveu a capacidade de permanência de
objetos).
Os conceitos
de aqui, ali, perto e
longe começam a ser interiorizados em associação com a
recentemente adquirida capacidade de locomoção.
|
Natureza
e Sociedade
|
Conhece
ao menos um objeto do seu meio e dirige o seu olhar em direção a este quando
o nomeiam.
Explora
as características dos objetos (balançando, batendo etc) e do ambiente.
Reconhece
algumas partes do corpo.
Associa
objetos às suas funções.
Imita
animais.
|
EDUCAÇÃO
INFANTIL
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM NO BERÇÁRIO I
DE
1 A 2 ANOS
ASPECTO
|
DESCRIÇÃO
DAS HABILIDADES
|
Alimentação
|
Tem
bom apetite.
Aceita
ser alimentada.
Aceita
alimentação semi-sólida.
Alimenta-se
sozinha.
Aceita
bem a alimentação oferecida.
Aceita
colher?
Aceita
novos sabores e consistências.
Recusa
alimentos que não gosta.
Pede
água e alimentos.
Diferencia
sabores e gostos.
|
Higiene
|
Demonstra
insatisfação quando está suja.
Aceita
com tranqüilidade os cuidados da educadora.
Demonstra
satisfação na hora do banho.
Começa
a controlar os esfíncteres.
Escova
os dentes com ajuda.
Sabe
lavar as mãos.
Conhece
os seus materiais de higiene (Shampoo, creme etc).
|
Sono
|
Faz
uso de objetos de transição para dormir.
Dorme
o necessário para o seu descanso.
Apresenta
sono tranqüilo.
O
seu despertar é tranqüilo.
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
Expressa
suas necessidades e desejos através de gestos, vocalizações, gritos ou choro
(Ex. quero bola, quero assistir patati patatá ou indica com o dedo o que
deseja).
Compreende
palavras e frases vinculadas a situações cotidianas.
Fala de
coisas ausentes e usa de três a quatro palavras.
Expressa
algumas palavras (papai, mamãe).
Responde
a perguntas simples.
Fala
frases simples.
Nomeia
objetos.
|
Movimento
|
É
ativo e curioso?
Explora
de forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode,
manipula diferentes objetos.
Anda
de mãos dadas ou sozinha.
Agacha-se
para pegar um brinquedo.
Escala
móveis ou obstáculos.
Senta-se
e levanta-se sem auxílio.
Se está
em pé ou caminha, poderá fazê-lo com um brinquedo em sua mão.
Consegue
abaixar-se e olhar entre as pernas.
Atira,
arrasta, descarrega, empurra, puxa e bate.
Vira
as páginas de livros e revistas.
Retira
e recoloca círculo de um tabuleiro.
Interessa-se
por abrir portas.
Salta,
galopa, corre, dança.
Arremessa
bola.
Consegue
pedalar
|
Música
|
Reage
e se volta em direção a música.
Acompanha
o som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de
movimentos próprios.
Interage
com jogos verbais e canções, quando está no colo do adulto.
Produz
sons com o próprio corpo, com brinquedos e objetos sonoros.
Consegue
balançar-se percebendo os ritmos.
Reage
aos diferentes sons que os materiais produzem. Aprecia canções.
Sacode
brinquedos sonoros com intenção lúdica.
|
Formação
Pessoal e Social
|
Expressa
sentimentos (ciúmes, simpatia, ansiedade).
Gosta
de público quando repete gesto.
Reproduz
gestos de adultos e expressa o que quer com gestos.
Reconhece
alguns companheiros da sala.
Reconhece
e responde aos educadores da sala com sorrisos, brincadeiras e jogos.
Interage
com os funcionários.
Atende
às solicitações.
Responde
ao ser chamado pelo nome.
Busca
brincadeiras de afeto.
Antecipa
algumas situações cotidianas frente à presença de objetos, gestos e sons.
Diferencia
intenções na fala dos adultos (tons de voz e expressões).
Compreende
ordens simples.
Entrega
um objeto sob ordem ou gesto.
Demonstra
claramente o que quer e o que não quer.
Chora e
grita quando lhe tiram objetos.
Realiza
atitudes planejadas (ex.: pegar um objeto que faz barulho e balançar).
Reconhece
seus pertences.
Relaciona
objetos e suas utilidades.
Começa
a vestir-se sozinha.
Entende
quando é para guardar um brinquedo.
Escolhe
as roupas que deseja vestir.
|
Jogos
e Brincadeiras
|
Demonstra
preferência por algum brinquedo ou objeto.
Gosta
de brinquedos que produzem músicas ou sons diferentes.
Canta e
imita sons.
Brinca
com dois ou três companheiros sem intenção.
Coloca
e retira objetos de outros.
Revela
grande interesse por brinquedos de puxar, empurrar e arrastar.
Gosta
de encaixar peças.
Gosta
de brincadeiras de por e tirar.
Empilha
objetos.
Enche/esvazia
objetos.
Abre e
fecha (rosqueia).
Gosta
de brincar com bola.
Imita
os animais.
Brinca
de faz-de-conta (brinca de casinha, faz comidinha).
Gosta
de brincar com fantoches.
|
Artes
Visuais
|
Segura
o lápis fazendo traços.
Faz
figuras abertas, garatujas desordenadas.
Gosta
de tinta, massa de modelar.
Cola
papéis.
Recorta
papéis com as mãos.
|
Matemática
|
Constrói
torres de 3 a 6 blocos.
Relaciona
as horas e acontecimentos (lavar as mãos, comer, dormir).
Reconhece
formas geométricas.
Conta
oralmente até 10, com ajuda.
Reconhece
as cores primárias.
Apresenta
noções de noite/dia, chuva/sol.
Sabe
diferenciar tamanho menor e maior.
Apresenta
noção de distância (aqui/ali, perto/longe).
Apresenta
noção de espaço (dentro/fora).
|
Natureza
e Sociedade
|
Reconhece-se
em fotografias , apontando-se?
Aponta
partes do próprio corpo (nariz, olhos, cabelo)?
Gosta
de animais.
Identifica
insetos.
Reconhece
frutas.
|
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM NO MATERNAL I
DE
2 A 3 ANOS
ASPECTO
|
DESCRIÇÃO
DAS HABILIDADES
|
Alimentação
|
Tem
bom apetite.
Alimenta-se
sozinha.
Sabe
utilizar utensílios de mesa.
Aceita
novos alimentos e sabores.
Envolve-se
e demonstra satisfação no momento da alimentação.
Recusa
alimentos que não gosta.
Pede
água e alimentos.
Diferencia
sabores e gostos.
|
Higiene
|
Comunica
quando está suja ou molhada.
Controla
os esfíncteres, deixando as fraldas.
Usa
o vaso sanitário.
Demonstra
satisfação na hora do banho.
Colabora
quando é vestida e trocada. Consegue tirar sozinha os sapatos e algumas peças
de roupa.
Veste-se
com ajuda.
Começa
a calçar os sapatos.
Envolve-se
e demonstra satisfação na escovação dos dentes.
Consegue
lavar as mãos e o rosto.
Sabe
pentear-se.
Tira
algumas peças de roupa.
|
Sono
|
Faz
uso de objetos de transição para dormir.
Adormece
sozinha.
Adormece
com ajuda.
Dorme
o necessário para o seu descanso. Apresenta sono tranqüilo.
O
seu despertar é tranqüilo.
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
Nomeia
objetos que lhe são mostrados.
Expressa
suas necessidades e desejos com palavras.
Compreende
linguagem vinculada a situações cotidianas.
Diferencia
intenções na fala dos adultos (tons de voz e expressões).
Imita
atos de leitura.
Procura
pelo canto de leitura.
Lê
livros (leitura de imagens).
Aprecia
contos e jogos verbais.
Estabelece
diálogo durante suas brincadeiras e outras atividades.
Amplia
seu vocabulário a partir da incorporação de termos advindos de experiências
na sala de aula, por exemplo: nome de cores, sabores, tamanhos, texturas,
alimentos, animais.
É
capaz de responder perguntas.
Solicita
ajuda verbalmente, quando necessita.
Explica
coisas aos adultos e às crianças da sala.
Permanece
por mais tempo no canto de leitura.
Participa
da escuta de textos literários, demonstrando mais interesse.
Realiza
comentários a respeito de suas explorações, por exemplo: pergunta o que é
isto, antecipa e fala resultados.
Identifica
o seu nome associado ao símbolo.
Identifica
o nome dos colegas associados aos símbolos.
|
Movimento
|
Caminha
com segurança. Levanta-se sozinho.
Diverte-se
com atividades de movimento.
É capaz de trepar e escorregar.
Sobe
e desce degraus.
Explora
de forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode, manipula
diferentes objetos.
Demonstra
agilidade em seus movimentos.
Percebe
distintas ações, combina e inventa outras com os objetos, para um determinado
fim.
Avança
em atividades de experimentação, encaixa, enrosca, abre peças, empilha,
atravessa, enfia.
Seus movimentos avançam em segurança e
agilidade.
Sobe
e desce degraus.
Abre
e fecha zíper.
Amarra.
Calça
sapato.
|
Música
|
Reconhece
as canções trabalhadas e participa com mímicas e movimentos.
Acompanha
o som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de
movimentos próprios.
Segue
o ritmo que escuta.
Produz
sons com o próprio corpo, com brinquedos e objetos sonoros.
Alia
gestos às músicas.
Reage
aos diferentes sons que os materiais produzem.
Interessa-se
pelos sons e pela repetição.
Presta
atenção à música por 5 a 10 minutos.
|
Formação
Pessoal e Social
|
Atende
às solicitações.
Responde
ao ser chamado pelo nome.
Mostra-se
confiante, segura e interessada frente à proposta de experimentação.
Busca
brincadeiras de afeto?
Antecipa
algumas situações cotidianas frente à presença de objetos, gestos e sons.
Reconhece
os companheiros da sala. Chama-os pelo nome.
Manifesta
interesse e iniciativa para comunicar-se com outras pessoas.
Ajuda
nas tarefas do adulto.
Interage
com as pessoas em situações variadas.
Faz uma
escolha quando lhe pedem.
Nomeia
ou aponta sua imagem em uma fotografia.
Coopera
com pedidos algumas vezes.
É
egocêntrica, pode bater no colega e lhe tirar o brinquedo.
Percebe
que agressões provocam dor no colega.
Cumprimenta
os amigos.
Cumprimenta
outras pessoas.
Ajuda
os amigos.
Pede
ajuda. Interage com outras crianças e adultos.
Colabora
nas tarefas de pequenas responsabilidades, como guardar brinquedos e
organizar a sala.
|
Jogos
e Brincadeiras
|
Demonstra
preferência por jogos e brincadeiras.
Faz
uso funcional de objetos em suas brincadeiras: dá comida para boneca, usa
chapéu, usa pente e outros.
É
persistente em seus jogos e brincadeiras.
Tem
iniciativa para brincar.
Imita
sons no desenvolvimento de seus jogos e brincadeiras.
Interage
com o educador e companheiros nos jogos e brincadeiras.
Observa
e imita crianças e adultos. Explora e brinca com o seu corpo.
Começa
a partilhar os materiais e brinquedos.
Elege
companheiros para os seus jogos e brincadeiras.
Demonstra
interesse em aprender novos jogos.
Inclui
novos objetos em suas brincadeiras.
Aumenta
cada vez mais seu tempo de participação e concentração nos jogos e
brincadeiras.
Brinca
espontaneamente nos cantinhos de jogos simbólicos.
Participa
de jogos dirigidos.
Brinca
de por e tirar, unir e separar, de montar, desmontar, empilhar, derrubar.
Fica
muito tempo com uma mesma atividade.
Fala
sozinha, com amigos imaginários.
Possui
forte sentimento de posse em relação aos brinquedos.
Guarda
os brinquedos nos devidos lugares.
Brinca
espontaneamente de casinha, loja, escolinha etc. (jogo simbólico)
|
Artes
Visuais
|
Aceita
experimentar e explorar diferentes meios e suportes.
É
capaz de usar, durante pequenos movimentos, os materiais propostos.
Agrada-lhe
deixar marcas no papel.
Aceita
manusear tintas com diferentes consistências, massinha,...
Assiste
a desenho por período curto de tempo.
Gosta
de usar lápis e fazer traçados.
Nomeia
uma imagem.
|
Matemática
|
Estabelece
relação entre alguma característica do objeto e ações que pode realizar.
Elege
um tipo de material em função do que deseja construir.
Identifica
algumas posições dos objetos no espaço.
Identifica
semelhanças e diferenças entre os objetos.
Inclui
números em suas brincadeiras cotidianas.
Aponta
a pedido grande e pequeno.
Compreende
em cima de, embaixo de, dentro.
Constrói
torres de 6 a 8 blocos.
Apresenta
noção de agora, espere.
Monta
quebra-cabeça de 2 partes simples.
Conta
oralmente de 0 até 10.
Identifica
figuras simples.
Reconhece
algumas cores.
Lembra
o lugar onde deixou certo objeto.
Repete
alguns algarismos.
Entende
noções: dentro/fora, em cima/embaixo, perto/longe.
|
Natureza
e Sociedade
|
Imita
animais?
Nomeia
objetos pelo uso?
Sabe
usar água sem desperdício.
Indica
as partes do corpo.
|
EDUCAÇÃO
INFANTIL
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM NO MATERNAL II
DE
3 A 4 ANOS
ASPECTO
|
DESCRIÇÃO
DAS HABILIDADES
|
Alimentação
|
Tem bom
apetite.
Sabe utilizar
utensílios de mesa.
Aceita novos
alimentos e sabores.
Envolve-se e
demonstra satisfação no momento da alimentação.
Recusa
alimentos que não gosta.
Pede
água e alimentos.
Diferencia
sabores e gostos.
|
Higiene
|
Controla os
esfíncteres.
Pede para ir
ao banheiro.
Usa o vaso
sanitário?
Demonstra
satisfação na hora do banho.
Colabora
quando é vestida e trocada. Consegue tirar sozinha os sapatos e algumas peças
de roupa.
Calça os sapatos.
Envolve-se e
demonstra satisfação na escovação dos dentes.
Consegue lavar
as mãos e o rosto.
|
Sono
|
Faz uso de
objetos de transição para dormir.
Adormece
sozinha.
Adormece
com ajuda.
Dorme o
necessário para o seu descanso. Apresenta sono tranqüilo.
O
seu despertar é tranqüilo.
|
Linguagem
Oral e Escrita
|
Nomeia objetos
que lhe são mostrados.
Expressa suas
necessidades e desejos com palavras.
Compreende
linguagem vinculada a situações cotidianas.
Imita atos de
leitura.
Aprecia contos
e jogos verbais.
Estabelece
diálogo durante suas brincadeiras e outras atividades.
Amplia seu
vocabulário a partir da incorporação de termos advindos de experiências na
sala de aula, por exemplo: nome de cores, sabores, tamanhos, texturas,
alimentos, animais.
É capaz de
responder perguntas.
Solicita ajuda
verbalmente, quando necessita.
Explica coisas
aos adultos e às crianças da sala.
Permanece por
mais tempo no canto de leitura.
Participa da
escuta de textos literários, demonstrando mais interesse.
Realiza
comentários a respeito de suas explorações, por exemplo: pergunta o que é
isto, antecipa e fala resultados.
Relata
experiência das vivências familiares e do cotidiano.
Brinca
espontaneamente com poemas, parlendas e adivinhas.
Conta
histórias conhecidas.
Ouve
histórias com atenção.
Reconta
histórias com coerência.
Aprecia
a leitura feita pelo professor.
Participa
de situações de leitura de pequenas histórias infantis.
Reconta
histórias atentamente.
Lê
livros (leitura de imagens).
Seleciona
livros intuitivamente, de acordo com o seu interesse.
Identifica
a letra inicial do seu nome.
Conhece
as letras do alfabeto.
Descreve
figuras simples.
Utiliza
o pronome “Eu” e “você”.
Identifica
o seu nome associado ao símbolo.
Identifica
o nome dos colegas associados aos símbolos.
Imita
a escrita e símbolos.
Identifica
letras do nome.
Articula
frases com várias palavras.
|
Movimento
|
É ativo e
curioso.
Caminha com
segurança.
Anda
como adulto.
Alterna
os pés pára descer e subir.
Levanta-se
sozinho.
Diverte-se com
atividades de movimento.
É capaz de
trepar e escorregar.
É capaz de
subir ou descer alguns degraus.
Consegue girar
o pulso (abrir, fechar, tampar, destampar etc.).
Explora de
forma voluntária os objetos, integra ação de colocar e tirar, sacode,
manipula diferentes objetos.
Demonstra
agilidade em seus movimentos.
Percebe
distintas ações, combina e inventa outras com os objetos, para um determinado
fim.
Avança em
atividades de experimentação, encaixa, enrosca, abre peças, empilha,
atravessa, enfia.
Seus movimentos avançam em segurança e
agilidade.
Sobe e desce
degraus.
Consegue
saltar longe e em profundidade.
Aceita novos
desafios.
Caminha
levando objetos.
Constrói torre com blocos.
Constrói ponte com blocos.
Pula de altura pequena com os
pés unidos.
Anda na ponta dos pés.
Abotoa.
|
Música
|
Reconhece as
canções trabalhadas e participa com mímicas e movimentos.
Canta músicas
inteiras.
Acompanha o
som produzido pelo adulto através de observação, imitação ou realização de
movimentos próprios.
Segue o ritmo
que escuta.
Produz sons
com o próprio corpo, com brinquedos e objetos sonoros.
Alia gestos às
músicas.
Reage aos
diferentes sons que os materiais produzem.
Gosta de
escutar canções e músicas.
Gostar de cantar.
Acompanha o
ritmo que escuta.
Canta as
canções trabalhadas.
Recorda
fragmentos de canções.
Imita e produz
diferentes ruídos e sons musicais com objetos ou instrumentos.
Diferencia som
e silêncio.
Conhece
instrumentos musicais.
|
Formação
Pessoal e Social
|
Atende às
solicitações.
Mostra-se
confiante, segura e interessada frente à proposta de experimentação.
Busca
brincadeiras de afeto.
Ajuda nas
tarefas do adulto.
Antecipa
algumas situações cotidianas frente à presença de objetos, gestos e sons.
Reconhece os
companheiros da sala. Chama-os pelo nome.
Manifesta
interesse e iniciativa para comunicar-se com outras pessoas.
Conhece as
potencialidades e limites do próprio corpo.
|
Jogos
e Brincadeiras
|
Demonstra
preferência por jogos e brincadeiras.
Faz uso
funcional de objetos em suas brincadeiras: dá comida para boneca, usa chapéu,
usa pente e outros.
É persistente
em seus jogos e brincadeiras.
Tem iniciativa
para brincar.
Imita sons no
desenvolvimento de seus jogos e brincadeiras.
Interage com o
educador e companheiros nos jogos e brincadeiras.
Observa e
imita crianças e adultos. Explora e brinca com o seu corpo.
Começa a
partilhar os materiais e brinquedos.
Elege
companheiros para os seus jogos e brincadeiras.
Apesar de gostar da companhia
de outra criança, brinca sozinha.
Demonstra
interesse em aprender novos jogos.
Inclui novos
objetos em suas brincadeiras.
Aumenta cada
vez mais seu tempo de participação e concentração nos jogos e brincadeiras.
Brinca
espontaneamente nos cantinhos de jogos simbólicos.
Participa de
jogos dirigidos.
Representa
papéis sociais através dos jogos simbólicos.
Mantém atenção de 20
a 25 minutos.
Dá vida aos objetos e conversa
com eles.
Gosta
de brincar com fantoches e sucatas.
|
Artes
Visuais
|
Demonstra
curiosidade e interesse pelas atividades de artes.
Gosta de
desenhar.
Sente prazer
nas atividades com água, areia, massa de modelar e tintas espessas.
Discrimina
diferentes sensações, a partir da manipulação e experimentação de materiais
de arte.
Utiliza
diferentes materiais para produzir marcas gráficas.
Explora os
efeitos da sua ação em tintas espessas e massinhas caseiras.
Reconhe cores
em imagens, objetos e na natureza.
Percebe
texturas táteis. Apresenta um objeto concreto por meio de uma
imagem gráfica (garatuja nomeada).
Começa dar forma ao desenho da
figura humana (esquema céfalo-caudal).
Copia linha ondulada.
Traça linha vertical.
Copia um círculo.
Improvisa situações e
personagens através de bonecos, brinquedos e objetos.
|
Matemática
|
Compreende
conceitos: dentro/fora. Identifica números em objetos e brinquedos como:
telefone, relógio, máquina de calcular etc.
Conta os
objetos de que faz uso, mesmo sem representar uma ordem numérica.
Realiza a
contagem em músicas, parlendas e versinhos (1,2, feijão com arroz... 123 indiozinhos)
Conta
oralmente objetos agrupados de diferentes formas, como palitos, tampinhas,
canudos etc.
Classifica os
objetos pela cor, tamanho ou forma.
Ordena
diferentes objetos da mesma classe.
Apresenta
noções de posição (ao lado, abaixo, em cima, atrás,) em situações cotidianas.
Situa-se no
espaço e localiza-se de acordo com indicações de distância no ambiente
escolar: perto/longe; próximo/distante.
Manuseia
materiais alternativos (sucatas, jogos, blocos e brinquedos) observando suas
possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar etc.
Apresenta
noções de espessura: fino/grosso.
Separa objetos
pela cor, tamanho, forma.
Identifica
figuras geométricas simples.
Identifica
características opostas das grandezas e objetos: grande/pequeno, longe/perto,
muito/pouco. Comprido/curto, quente/frio, cheio/vazio, aberto/fechado.
Compara
alturas: mais alto/mais baixo.
Compreende o hoje.
Monta quebra-cabeça de 3 peças.
Faz comparação de figuras por
tamanho.
Separa objetos por cor.
Distingue dia e noite.
Conta
oralmente de 0 a20.
|
Natureza
e Sociedade
|
Mostra-se
observadora e faz perguntas sobre os objetos, as situações, as pessoas e os
fenômenos.
Observa
fenômenos e elementos da natureza presentes no dia a dia.
Gosta de falar
das experiências vividas no ambiente familiar.
Descreve
lugares e pessoas.
Nomeia e
reconhece alguns animais.
Gosta de
cuidar de animais e plantas.
Conhece as
características de alguns animais.
Identifica
lugares e outros elementos existentes no trajeto casa-escola: praça,
comércio, praças etc.
Tem atitudes
de cuidados com o meio ambiente em relação ao destino do lixo, preservação e
cuidados para evitar o desperdício de materiais.
Conhece
objetos e materiais como: máquinas, carros, ferramentas, instrumentos
musicais, brinquedos, eletrodomésticos, construções, meios de transporte ou
de comunicação etc.
Reconhece as
suas características físicas (cor dos olhos, cabelos, pele etc).
Identifica
semelhanças e diferenças entre as suas características físicas e as de outras
pessoas.
Lista hábitos
de higiene.
Aplica hábitos
de higiene no ambiente escolar.
Conhece
algumas plantas.
Demonstra
respeito pelos animais e demais seres vivos.
Acrescenta perna e braço de
desenho incompleto de uma pessoa.
Percebe a diferença sexual.
Reconhece as divisões da casa.
Nomeia frutos e alimentos.
Nomeia e identifica os
elementos principais da família.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário