IDENTIDADE E AUTONOMIA: CONSTRUINDO NO ESPAÇO ESCOLAR
Quando
a criança entra na escola de educação infantil um novo mundo é descoberto. A
novidade permeia os seus passos: o prédio da escola; os funcionários; os
professores; as crianças; os brinquedos; as regras; a disciplina de horários
para as atividades; as refeições nas horas certas; o sono; as disputas por
espaços, brinquedos e atenção dos professores.
É uma passagem radical da
família, em que ocupa a posição central, para a escola, lugar de muita gente,
muitas novidades e pouca exclusividade.
A
maneira como a criança se vê e é vista pelas outras crianças e professores,
influencia na formação de sua personalidade e autoestima.
A
construção da identidade e autonomia da criança é fundamental para a conquista
de sua independência, de ir e vir, pedir, expressar sentimentos e necessidades,
cuidar do corpo, conquistar, defender-se, tomar decisões por si própria,
levando em conta regras, valores, a sua perspectiva pessoal, bem como a do
outro.
A
identidade da criança é construída pelo reconhecimento de sua diferenciação em
relação aos outros. Ao nascerem, as crianças não diferenciam o seu próprio
corpo e os limites de seus desejos. Podem ficar frustradas quando as pessoas
não agem conforme os seus desejos.
O afeto e a atenção contribuem para o
desenvolvimento pessoal da criança, ajudando-a a perceber o seu próprio corpo
como separado do outro, a utilizar os seus recursos para satisfazer as suas
necessidades, interessar-se pelo cuidado com o próprio corpo, brincar e
demonstrar suas necessidades e interesses.
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