quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014




SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES NA CRECHE

Receber as crianças com afetuosidade; conversar com os pais; guardar a mochila; distribuir alguns brinquedos.
Lavar as mãos das crianças e levá-las de mãos dadas ao refeitório.
Café da Manhã: rezar com as crianças a oração do “Pai Nosso”; servir as crianças com carinho; ajudá-las na alimentação; conversar com a criança; respeitar as preferências da criança; incentivá-las na alimentação, sem forçar.
Lavar as mãos e a boca da criança. Em roda, fazer a chamada oral; cantar e iniciar a Roda de Conversa entre crianças e educadores.
Troca e Banho: iniciar a troca e o banho; realizar a atividade dirigida do dia; banho de sol; as atividades da sala de atividades e da sala de leitura devem ser combinadas com as crianças (aonde vamos?, como vamos? o que vamos fazer; o que tem lá, etc).
Oferecer atividades espontâneas com peças de encaixe, brinquedos, sucatas etc; considerando que brincar é a atividade preferida das crianças, o seu modo de aprender, desenvolver e ser feliz; a criança brinca naturalmente, com brinquedos ou através da imaginação e fantasia.
Preparar para o almoço: Informar o que as crianças vão comer; cantar uma canção alusiva; lavar as mãos da criança; combinar com as crianças a forma de se dirigir ao refeitório.
Almoço: acomodar as crianças nos bancos, com segurança; organizar os alimentos no prato; picar alimentos muito grandes; incentivar a alimentação; nomear os alimentos; oferecer todos os alimentos do cardápio, mesmo que a criança demonstre as suas preferências; valorizar a aceitação do alimento pela criança; não comentar que a criança não gosta de...; não censurar as recusas dizendo que: “vai ficar fraca, vai ficar doente”; ter paciência com ritmo da criança, não apressá-la; não demonstrar angústia, pressa, medo, nervosismo e excitação; se tiver que chamar a atenção, fazê-lo perto da criança, em tom baixo, com firmeza e carinho;
Lavar as mãos e fazer a higiene bucal.
Hora do sono (crianças do período integral). Fazer carinho, acariciar os cabelos, deitar ao lado da criança, não forçar o sono.
Saída das crianças do período da manhã.
Recepção das crianças do período da tarde. De forma afetuosa, trocar informações com os pais.
Acordar as crianças; levá-las ao banheiro; fazer a higiene das mãos e do rosto; levá-las ao refeitório. Prepará-las para o lanche da tarde. Conduzir as crianças de mãos dadas ao refeitório.
Servir o lanche da tarde. Incentivar e auxiliar as crianças na alimentação.
Higiene das mãos e da boca: fazer a higiene das crianças.
Troca e banho: Iniciar a troca e o banho.
Atividades Dirigidas: Com as crianças em roda, conversar e combinar as atividades do período da tarde.
Preparação para o Jantar: lavar as mãos e o rosto das crianças; levá-las de mãos dadas ao Refeitório.
Fazer a higiene bucal.
Roda de História: contar uma história para as crianças; oferecer atividades espontâneas com peças de encaixe, brinquedos etc.
Iniciar a entrega das crianças aos pais; organizar os materiais das crianças: roupa, livro de recados, remédios, mochila. Deixar as crianças em roda, em cantos, sob a orientação de um professor, enquanto o outro faz a entrega das crianças.
Encerramento do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário