segunda-feira, 6 de agosto de 2018



EMMIE PICKLER – MOVIMENTO EM LIBERDADE

Método criado pela médica pediatra austrícaca Emmi Pikler (1902-1984) que desenvolveu o seu trabalho na Hungria. Foi por mais de 30 anos diretora de uma instituição austríaca de acolhida a crianças órfãs e abandonadas de nome Instituto Lóczy. O nome do instituto se deve a sua localização na Rua Lóczy em Budapest.
Em 1970, o Instituto Lóczy se converteu no Instituto Nacional de Metodologia para locais destinados a crianças da Hungria. É um centro de referência na formação de médicos, enfermeiras, psicólogos, mestres e educadores em atenção educativa e cuidados para a educação de crianças de 0 a 3 anos.
O método educacional consiste basicamente em deixar a criança em completa liberdade para movimentar-se e apropriar-se dos espaços e brinquedos sem a condução e orientação do adulto.
Ao sentir-se livre, a criança apresenta atitude mais positiva e interessada o que a levará a aprender os movimentos pela sua própria ação e autonomia. O desenvolvimento motor será realizado de maneira espontânea, conforme sua maturação orgânica, através de atividade autônoma, sem a intervenção direta do adulto. É importante que o espaço seja organizado de forma a propiciar o livre movimento da criança.
A pediatra defende que as crianças aprendem sozinhas a sentar, engatinhar, ficar em pé, andar, pular, etc. A atividade autônoma é importante em sua vida. Ao mover-se
O espaço deve ser organizado de forma a possibilitar a livre movimentação, com objetos apropriados e de interesse das crianças, para que possam explorar livremente, brincar e desenvolver a sua criatividade.
O educador deve reconhecer a criança como sujeito ativo de seu desenvolvimento. Precisa ter paciência, respeito pelo ritmo de desenvolvimento de cada criança, carinho e interesse pelas conquistas realizadas, procurando não tocar ou conduzir a criança.  
Conforme a idade, a criança precisa explorar cada vez mais espaços maiores adaptados às necessidades das crianças. O mobiliário deve ser seguro.

MOVIMENTO LIVRE

A locomoção livre é uma experiência de vitórias e frustrações movida pelos interesses das crianças em aprender e ter acesso a espaços e objetos. É uma atividade prazerosa porque decorre da vontade fazer algo por si próprio, sem a interferência de um adulto.


AUTONOMIA

Iniciativa própria é uma expressão chave utilizada no Instituto Pikler. Adultos não entretêm ou impõem atividades aos pequenos. Os bebês aprendem a entreter e estimular a si próprios, explorando o que os seus corpos podem fazer, interagindo com o ambiente preparado e com os outros bebês ao seu redor.
Os bebês “estudam” o mundo e os objetos a sua volta. São capazes de passar longos minutos desvendando seus mistérios, descobrindo seu peso, sua textura, seus diferentes ângulos e formas de interação. Assim eles se locomovem para chegar ao que lhes interessa, compartilham e têm a oportunidade de voltar a empreender os  movimentos e descobertas para seguirem se aperfeiçoando.

ROTINAS E CUIDADOS PRIVILEGIADOS

Essas atividades livres e espontâneas somente são possíveis porque as crianças, antes de tudo, estabelecem um vínculo de confiança e respeito com o adulto que está responsável pelos seus cuidados. Existem momentos e uma maneira específica para se criar esse vínculo. Ele se forma quando o adulto e a criança podem dedicar uma atenção exclusiva e afetiva que ocorre nos momentos de cuidados, alimentação e higiene.
A criança é tratada com todo respeito, e deve ter uma participação ativa no seu próprio desenvolvimento, ao invés de receber passivamente os estímulos e atenções vindos dos adultos.


Obras

Emmi Pikler escreveu vários livros e uma infinidade de artigos editados em diferentes línguas. Suas obras mais relevantes são:

“O que sabe fazer seu filho” (1938)

Neste livro dedicado às famílias apresenta o desenvolvimento motor livre através de fotografias realizadas em observações de mais de cem crianças, assim como conselhos para a educação dos filhos desde a confiança em suas capacidades e o estabelecimento de relações afetivas saudáveis.

“Mover-se em liberdade. Desenvolvimento da motricidade global” (1969)
Síntese de sua investigação científica sobre o desenvolvimento motor autônomo da criança.
Site do Instituto Lóczy – http://www.piklerloczy.org/es/emmi-pikler-y-el-instituto-l%C3%B3czy

Um comentário: