sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Identidade e Autonomia: Construindo no Espaço Escolar


IDENTIDADE E AUTONOMIA: CONSTRUINDO NO ESPAÇO ESCOLAR

Quando a criança entra na escola de educação infantil um novo mundo é descoberto. A novidade permeia os seus passos: o prédio da escola; os funcionários; os professores; as crianças; os brinquedos; as regras; a disciplina de horários para as atividades; as refeições nas horas certas; o sono; as disputas por espaços, brinquedos e atenção dos professores. 
É uma passagem radical da família, em que ocupa a posição central, para a escola, lugar de muita gente, muitas novidades e pouca exclusividade.
A maneira como a criança se vê e é vista pelas outras crianças e professores, influencia na formação de sua personalidade e autoestima.
A construção da identidade e autonomia da criança é fundamental para a conquista de sua independência, de ir e vir, pedir, expressar sentimentos e necessidades, cuidar do corpo, conquistar, defender-se, tomar decisões por si própria, levando em conta regras, valores, a sua perspectiva pessoal, bem como a do outro.
A identidade da criança é construída pelo reconhecimento de sua diferenciação em relação aos outros. Ao nascerem, as crianças não diferenciam o seu próprio corpo e os limites de seus desejos. Podem ficar frustradas quando as pessoas não agem conforme os seus desejos. 
O afeto e a atenção contribuem para o desenvolvimento pessoal da criança, ajudando-a a perceber o seu próprio corpo como separado do outro, a utilizar os seus recursos para satisfazer as suas necessidades, interessar-se pelo cuidado com o próprio corpo, brincar e demonstrar suas necessidades e interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário