segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bicho Geográfico
 

 
O bicho-geográfico, também chamado de larva migrans, é um verme que possui o corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades. Esse verme parasita cães e gatos e os seus ovinhos são eliminados nas fezes desses animais. Ao fazerem cocô na areia ou na terra, cães e gatos que estão contaminados eliminam os ovos desses vermes. Quando caem na areia ou na terra, os ovos dos vermes irrompem, liberando as larvas do bicho-geográfico. Na areia, essas larvas se desenvolvem e quando atingem 0,5 milímetro já conseguem penetrar na pele de cães e gatos. Mas a larva não penetra apenas na pele desses animais, elas também penetram na pele das pessoas.

O bicho-geográfico parasita o intestino de cães e gatos

As larvas que causam essa doença são mais comuns em praias poluídas com fezes de cães e gatos, mas podem ser encontradas em qualquer lugar que dê condições para que elas se desenvolvam. Quando uma pessoa pisa, senta ou encosta qualquer outra parte do corpo no local onde há larvas, estas podem perfurar a pele e contaminar a pessoa. As partes do corpo que são mais atingidas pela larva são o bumbum e os pés. Essa doença é mais comum em crianças, por ficarem brincando na areia, mas também pode infectar adultos.

As larvas do bicho-geográfico penetram através da pele da pessoa.

Quando esses vermes estão dentro do corpo da pessoa, eles começam a andar sob a pele, formando um túnel tortuoso e avermelhado e provocando muita coceira. Esses túneis que a larva vai abrindo ao se locomover na pele lembram um mapa geográfico e é por esse motivo que esse verme se chama bicho-geográfico.


         Quando se desloca no interior do corpo da pessoa, o bicho-geográfico forma túneis e causa muita coceira.

Esses vermes ficam mais ativos durante a noite e por isso a coceira aumenta nesse período. Uma forma de aliviá-la é colocando uma bolsa de gelo sobre o local. Por se tratar de um verme, essa doença é considerada uma verminose e é tratada com a aplicação de pomadas vermicidas ou então com a ingestão de vermífugos.

A melhor forma de evitar o bicho-geografico é impedir o acesso de cães e gatos em tanques de areia. Além disso, é importante sempre andar calçado e sentar-se em cadeiras ou esteiras, para que a pele não fique em contato com a areia. Outra forma de prevenção é realizar exames frequentes nos cães e gatos e também ministrar vermífugos a esses animais.

Fonte: Escola Kids, Paula Louredo, Bióloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário