terça-feira, 16 de abril de 2013


 CUIDAR E EDUCAR: COMPARTILHANDO RESPONSABILIDADES
 
Fonte da imagem:  http://www.ufrgs.br
 
 
Nas escolas de educação infantil, creches e pré-escolas, os profissionais da limpeza, cozinha, administração e auxiliares são também educadores, como os profissionais docentes, principalmente em razão da forma peculiar de aprendizagem da criança que inicialmente imita o adulto, suas regras e comportamentos para posteriormente se afastar da imitação através da construção de novas combinações e regras. Neste processo descrito por Vygotsky (1984), os adultos exercem papel fundamental na educação integral das crianças.
Os educadores das escolas educação infantil desenvolvem práticas de cuidar, educar e brincar, de forma integral e indissociada, nos aspectos relacionados a segurança, bem-estar, desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, em situações de aprendizagem desafiadoras para as crianças.
As relações do educador com a criança devem ser permeadas pelo afeto, carinho, olhar, diálogo e o toque que acalenta, conforta, transmite alegria, segurança e estabelece elos de confiança.
O atendimento de qualidade dos bebês depende da criação de relações de confiança entre professores e pais. Nenhuma informação importante sobre a criança pode ser negligenciada, seja o que acontece em casa como na escola. Sendo a criança muito sensível e vulnerável nos primeiros anos de vida, todo cuidado é pouco para preservar a sua saúde e segurança. Uma queda sem danos aparentes pode trazer transtornos futuros, assim como uma febre ou indisposição durante a noite revelam sinais de algo não vai bem. Nesta relação compartilhada de cuidados e educação, a escola e a família assumem responsabilidades específicas sobre a vida da criança. Os deveres dos pais são intransferíveis para a escola.
           

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