terça-feira, 9 de abril de 2013

          
  Quando Retirar a Fralda do Bebê


 
 


A criança precisa ter maturidade suficiente para controlar os esfíncteres (músculos que controlam a saída da urina e fezes). É preciso muita calma para descobrir se já é momento certo. Normalmente aos dois anos de idade a criança está apta a iniciar o processo, porém cada criança tem o seu tempo.

A criança precisa ter algumas habilidades para começar ficar sem as fraldas. Ela deve conseguir ficar sentada sozinha de 5 a 10 minutos, andar, falar para conseguir pedir para ir ao banheiro e tirar suas roupas que devem ser de fácil manuseio, como a de elásticos.

A retirada das fraldas deve ser combinada com a família.

Garantir vasos de tamanho adequado ou com tampas adaptadas.

Estabelecer uma rotina de várias idas ao banheiro para que a criança se acostume. Explicar o porquê das idas ao banheiro.

Perguntar para a criança se ela quer ir ao banheiro. Não apressar a criança durante o uso do vaso sanitário. Conversar bastante com a criança para deixá-la bem à vontade. Não forçar e nem insistir com a criança no vaso.

Quando a criança fizer cocô ou xixi na roupa, não repreendê-la. Apenas convidá-la para ir ao banheiro trocar de roupa. Elogie sem exageros quando a criança obter sucesso.

Quando a criança conseguir passar uma grande parte do dia seca já se pode retirar a fralda. Não deixe de oferecer o banheiro várias vezes ao dia. Após o início do controle, ainda leva de 5 a 6 meses para que se efetue.

Meninos e meninas aprendem primeiramente sentados. Os meninos devem ser estimulados a fazer xixi em pé como o papai depois do controle já adquirido.

Algumas crianças podem regredir nesse processo para chamar a atenção. Um motivo bastante comum para a regressão é a chegada de um novo irmãozinho.

A fralda noturna pode ser retirada quando a criança começa a acordar seca. Isso acontece logo depois do controle diurno.

Referência: GUIA DO BEBÊ. Quando retirar as fraldas. Manual de Práticas de Higiene e Saúde na Educação Infantil, org. José Helio da Silva.

 



         

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário