quarta-feira, 10 de abril de 2013



HORA DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS

 

A supervisão do adulto é obrigatória em todos os momentos do dia, com especial atenção à hora do sono das crianças.

O sono é indispensável para o desenvolvimento das crianças. Porém a sua necessidade muda de criança para criança e de acordo com a idade delas. O sono da tarde tem características próprias, portanto não devemos recriar um ambiente noturno, Completamente escuro e totalmente silencioso. A criança precisa conviver com os barulhos naturais do ambiente. Sugere-se apenas quebrar a luminosidade e diminuir o ritmo de toda a escola para que as crianças sintam-se convidas a descansar, a relaxar.

      A relação afetuosa entre todos da escola contribui para o desenvolvimento da criança. Fazer carinho, acariciar os cabelos, deitar ao lado da criança, não forçar o sono.

 

Sons

A música precisa estar sempre a favor do trabalho pedagógico. Entretanto, o som não deve estar tão alto que não permita às crianças falarem e ouvirem umas às outras. A seleção musical deve ser adequada à faixa etária, composta por músicas do repertório popular e clássico.

Especialmente nos momentos de repouso e alimentação das crianças, evitar o som alto e dispersivo e/ou ruídos estridentes. Músicas clássicas são uma excelente opção.

Procure sempre se dirigir às crianças com voz calma e acolhedora, transmitindo segurança e proteção.

  

Portas

Mantenha as portas e as janelas abertas, inclusive nos dias frios, para evitar o aumento de germes no ar, o que facilita a transmissão de doenças.

 

Berços e Cercados

Os lençóis precisam estar bem ajustados ao colchão, evitando que o rosto do bebê possa ser encoberto.

Mantenha o colchão do berço na graduação mais baixa possível, evitando quedas.

Cada criança deverá ter seu próprio lençol que será utilizado sempre que necessário e, quando retirado, deverá ser guardado em um saco protetor.

Os berços e os cercados de bebês poderão ser usados por mais de uma criança, porém em horários diferenciados, desde que a troca de lençóis seja respeitada.

 

O uso individualizado dos lençóis é um direito da criança, contribui para a constituição de sua identidade e previne a transmissão de doenças contagiosas da pele (por exemplo: escabiose) e couro cabeludo (por exemplo: pediculose).

 

Lavagem das Roupas de Cama

Roupas de cama precisam ser lavadas na maior freqüência possível, pelo menos duas vezes por semana e sempre que houver necessidade.

 

Distância entre Berços ou Colchonetes

A distância deve ser de, aproximadamente, 50 cm entre eles, permitindo a passagem de um adulto.

No caso de colchonetes, deite as crianças no mesmo sentido, evitando que rostos e pés se encontrem.

 

Higienização dos Colchonetes

Os colchonetes precisam ser higienizados semanalmente e sempre que necessário. Use para isto a solução adequada - um litro de água e um copinho de água sanitária ou álcool a 70%.

Retire e guarde os colchonetes em local apropriado. Você poderá empilhá-los, sem esquecer que precisarão ser higienizados antes do próximo uso. Cuidado para que não sirvam de degraus pelas crianças.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário